Blog  QERO

  • Home /
  • Blog /
  • Comprar Casa através de Leilão
  • Equipa QERO
  • ·
  • 11 Junho 2018

Comprar Casa através de Leilão

Image Description

Comprar um imóvel em leilão não é para amadores, por isso deve fazê-lo com a ajuda de profissionais. Adquirir casa através de um leilão é uma forma de alcançar um imóvel por um preço inferior ao mercado, mas comporta um elevado grau de risco. A pessoa que adquire um imóvel de leilão pode confrontar-se com alguns problemas, pois existem casos de imóveis que não se encontram desocupados. Caso tenha de desocupar o morador anterior terá um custo adicional. Podem ainda existir conflitos com o antigo proprietário que só a Justiça consegue resolver. Ter em atenção que ao adquirir um imóvel através de leilão não pode desistir, pois incorre em penhora dos seus próprios bens.

Um imóvel pode ir a leilão por vários motivos, desde a falta de pagamento do empréstimo bancário, por penhoras ou outra razão através de via judicial. Existem os leilões judiciais e os leilões particulares.

Arrematar uma casa a preços mais acessíveis é sempre uma tentação para qualquer pessoa que necessite de casa quer para habitação própria, investimento ou para arrendamento.

Um leilão é sempre potencialmente uma oportunidade de negócio, mas atenção pois muitas vezes não o são. Deve identificar bem a zona onde pretende o imóvel, a tipologia, apartamento ou moradia, número de assoalhadas e ter em atenção a idade do imóvel. Depois de definir muito bem o tipo de imóvel, características e sua localização o melhor é contactar um profissional como a QERO que o possa ajudar na sua pesquisa e na concretização deste negócio para evitar surpresas desagradáveis. Recomenda-se a leitura das regras de funcionamento destes leilões, pois cada leilão tem as suas regras próprias.

Image Description

Antes de efetuar qualquer licitação deve-se pesquisar os valores de mercado na zona pretendida. Por vezes os valores finais de um leilão ultrapassa o valor de mercado. Deve avaliar bem se vale a pena o desconto oferecido e se este compensa o risco que reveste esta compra.

Depois de identificar os imóveis que lhe interessam deve marcar uma visita, para se inteirar do estado de conservação e analisar certos pormenores que poderão fazer a diferença entre comprar ou não comprar.

Caso seja seu objetivo o arrendamento do imóvel deverá definir esse valor, tendo por base pelo menos uma rentabilidade mínima de 5%. Veja se esse valor é conforme o mercado da zona em questão.

Faça bem as contas.

Antes de avançar confirme se tem o capital suficiente para adquirir o imóvel, porque para além do valor em leilão, acresce o valor de IMT (imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), Imposto de Selo, bem como o valor de IMI (imposto Municipal sobre Imóveis). Para além destes acrescem outros custos relacionados com eventuais obras de manutenção ou de beneficiação, encargos com condomínio, seguros, limpeza entre outros. Tenha atenção a todos estes custos, pois ainda tem os custos de legalização do imóvel para seu nome, registos notariais, Conservatória do Registo Predial e Finanças.


Fale com

quem sabe